Primeiro emplacamento online do Detran-BA garante segurança e comodidade para o cidadão
2 min readDesde que foi implementado em 2022, o primeiro emplacamento online proporciona menos burocracia, mais rapidez e economia para o consumidor que adquire um veículo. Projetado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), mais de 1300 carros já foram emplacados através do novo serviço do órgão, que investe em inovação tecnológica e avança no atendimento digital ao cidadão. Veja aqui o passo a passo neste link.
No passado, o processo durava cerca de uma hora, sem contar o deslocamento ao balcão de atendimento, a espera na agência bancária e a conferência dos documentos. É só acessar o site (www.detran.ba.gov.br) na aba ‘Serviços’, clicar em Portal de Serviços (Serviços Detran-BA), inserir a identificação do usuário, seguir em serviços para veículos e, na sequência, primeiro emplacamento online.
A nota fiscal do veículo novo adquirida no ato da compra permite ao cidadão acessar o serviço. Após a quitação da taxa e escolha da estampadora, o usuário combina onde receber e instalar as duas placas de identificação. Depois, é só emitir o CRLV-E para comprovar o licenciamento do carro.
Um serviço recente, mas que já acumula números positivos, conforme destaca o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel. “É um processo novo, digital, mas que já alcança uma adesão muito boa. Mais de 1300 emplacamentos realizados, isso gera segurança para o cidadão, comodidade e economia”. Ainda segundo Pimentel, “temos o passo a passo no site, demostrando como é simples o procedimento e que o proprietário do veículo, de qualquer cidade com acesso à internet, pode realizar”, concluiu.
Para o novo serviço, o total do desembolso é composto pelo valor da alíquota do IPVA, a taxa de licenciamento e a cobrança da estampadora selecionada.
O Detran-BA tem orientado as concessionárias a seguir os requisitos necessários para validação eletrônica, com informações de saída do estoque, conforme o Projeto Renave 0 Km, e campo de restrição preenchido para o caso de veículo financiado (alienação fiduciária).
Fonte: Ascom/Detran-BA