13/07/2024

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

Com foco na conservação da natureza, Governo do Estado lança o Prêmio Bahia Sustentável 2023

3 min read

Neste dia 28, que se comemora o Dia da Conservação da Natureza, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Bahia deu mais um passo rumo a um futuro sustentável. O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) anuncia que será disponibilizado, no Diário Oficial deste sábado (29), o Edital de lançamento da 1ª edição do Prêmio Bahia Sustentável 2023.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 14.225/2012 e custeado com recursos do Fundo de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), o Prêmio Bahia Sustentável tem como objetivo estimular e divulgar as melhores iniciativas e ideias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, com foco na conservação do meio ambiente, no Estado da Bahia.

Nesta primeira edição serão premiados seis projetos, ações, ideias e iniciativas, em três categorias: Ideia Sustentável; Tecnologia Social Sustentável e Gestão Municipal Sustentável, divididas em duas subcategorias, cada.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, reforça a importância da data comemorativa e afirma que o lançamento é apenas mais uma das iniciativas sustentáveis que a pasta busca implementar durante a gestão atual. “Hoje é uma data bastante importante para refletirmos sobre qual meio ambiente queremos para o nosso futuro. Por isso escolhemos justamente este Dia Mundial da Conservação da Natureza para divulgarmos o Prêmio Bahia Sustentável 2023. Desde o lançamento do Bahia Mais Verde, programa que norteia a gestão ambiental do Governo do Estado, trabalhamos com ideias para fazer com que o nosso estado evolua cada vez mais com foco no desenvolvimento sustentável e conservação da natureza. Esta sim é a Bahia que queremos, uma Bahia mais viva, que busca por soluções sustentáveis para as futuras gerações”, avalia o gestor.

As inscrições iniciam a partir deste sábado (29/07) e será disponibilizada no site da Sema, após o lançamento do Prêmio do Diário Oficial do Estado da Bahia.

Confira abaixo os critérios para a participação:

• Poderão concorrer ao Prêmio Bahia Sustentável 2023 empresas, universidades e faculdades públicas e privadas, pesquisadores, centros de pesquisa, organizações do terceiro setor e Municípios;

• Serão elegíveis projetos, ações, ideias e iniciativas desenvolvidas no Estado da Bahia, iniciados a partir de janeiro de 2020, em fase de finalização ou concluídos;

• Os três finalistas de cada categoria/subcategoria do Prêmio Bahia Sustentável 2023 receberão um certificado, atestando sua condição de finalista no concurso e será concedido o direito ao uso do “Selo Prêmio Bahia Sustentável 2023: Finalista”;

• Os vencedores de cada categoria/subcategoria do Prêmio Bahia Sustentável 2023 serão contemplados com um troféu e com a oferta de uma viagem técnica nacional para conhecer experiências inovadoras no país e será concedido o direito ao uso do “Selo Prêmio Bahia Sustentável 2023: Vencedor”.

Os projetos, ações, ideias e iniciativas finalistas e vencedoras passarão a compor o Banco de Projetos do Prêmio Bahia Sustentável, disponível no sítio eletrônico da premiação.

Os vencedores e finalistas do Prêmio Bahia Sustentável 2023 ganharão ainda reconhecimento com a divulgação de seus trabalhos em meio eletrônico e impresso, nos sites institucionais e redes sociais do Estado e na Cerimônia de Premiação, evento a ser realizado em dezembro de 2023.

Fonte: Ascom/Sema

Deixe seu comentário
Compartilhe