04/03/2024

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

CAR e Banco Mundial discutem novo projeto de desenvolvimento rural sustentável da Bahia

3 min read

 

O novo projeto de desenvolvimento rural sustentável da Bahia está quase pronto para sair do papel. Mas para isso, um grupo formado por representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) e do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), estão reunidos, até sexta-feira (24), na Missão de Identificação.

 

A meta do projeto é atender 600 novas organizações produtivas da agricultura familiar e 30 mil beneficiários diretos com o acordo de empréstimo de US$ 150 milhões. Entre as ações estão a melhoria e ampliação de infraestrutura, serviços e integração das organizações produtivas da agricultura familiar aos mercados, e aumento das receitas das organizações produtivas de agricultores familiares e outras populações do campo.

 

Além disso, o novo projeto visa ampliar o acesso aos serviços de água e saneamento básico das famílias beneficiárias, consolidar o modelo de Centrais de Água e dotar agricultores familiares e suas organizações de maior capacidade de gestão ambiental e resiliência climática, a partir da prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural, inovação e gestão de recursos.

 

O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, explicou que o evento tem entre seus objetivos renovar as tratativas para o novo projeto. “Todos indicadores apontam a verdadeira transformação que foi possível acontecer na Bahia com o Bahia Produtiva. Agora, estamos unindo esforços para inaugurar um novo capítulo de sucesso para os agricultores familiares baianos e a CAR está voltada para isso”.

 

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, o forte apoio à agricultura familiar vai continuar. “É um projeto similar ao Bahia Produtiva, mas que tem muita inovação na área tecnológica e de gestão ambiental e resiliência climática. O clima é uma questão mundial e também estamos fortemente envolvidos”.

 

O gerente do Bahia Produtiva pelo Banco Mundial, Erivelthon Lima, ressaltou que o Bahia Produtiva é uma referência. “Estamos terminando um projeto que foi muito exitoso e estamos começando outro que traz o legado do Bahia Produtiva. Temos lições aprendidas, então, queremos que seja ainda melhor. Durante essa semana, a gente quer ouvir do Governo do Estado sobre a importância e expectativas sobre esse novo projeto e, com isso, refinar objetivos, público e etc.”.

 

O assessor da CAR, Ivan Fontes, apresentou um panorama do novo projeto de desenvolvimento rural sustentável da Bahia. “Essa é uma das três missões que ocorrerá, no sentido de detalhar a proposta que está contida em um documento chamada Carta Consulta, que já foi aprovada no Ministério da Economia, no ano passado. O próximo passo é a equipe do Banco Mundial, junto com a equipe da CAR, apresentar melhor o detalhamento do que vai compor o próximo projeto. Uma vez aprovado, celebraremos o novo acordo de empréstimo”.

 

Participam da Missão representantes da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Banco Mundial, e da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculadas à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Deixe seu comentário
Compartilhe