24/06/2024

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

Hemoba promove ‘Sabadão Solidário’ para abastecer estoque crítico de sangue

3 min read

A Fundação Hemoba promove, neste sábado (28), das 7h30 às 16h, o ‘Sabadão Solidário’, na sede da instituição, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. No Salvador Shopping, o atendimento com a unidade móvel de coleta (Hemóvel) acontece das 9h às 17h. Já no interior do estado, as unidades em Vitória da Conquista e em Jacobina atendem os doadores das 8h às 12h. O funcionamento da coleta em horário estendido tem como objetivo mobilizar a sociedade para abastecer o estoque de sangue que está em nível crítico para os tipos A+, A-, O-, O+ e B+.

O diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, alerta para a necessidade da doação regular de sangue neste período do ano. “Estamos com uma campanha de verão para chamar a atenção dos voluntários de que a solidariedade não pode tirar férias. Além da alta demanda de pacientes internados, sabemos que as férias escolares e o aumento do turismo proporcionam uma maior movimentação nas estradas baianas, o que amplia o risco de situações de emergência. Por isso, precisamos da colaboração de todos os nossos doadores, em especial os dos grupos  O+ e O-”, pontua o diretor.

Doar é Onda do Verão

Lançada no início deste mês, a campanha ‘Doar é a onda do verão’ tem como objetivo mobilizar os voluntários e conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue. Para evitar crises no fornecimento nos hospitais e unidades de pronto-atendimento, a Hemoba convida a população baiana para realizar a doação voluntária de sangue e o cadastro de medula óssea durante todo o período de alta estação.

Em Salvador, os candidatos podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama. A sede funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 16h. Além da sede, os voluntários têm a opção de doar sangue nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. No Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir os horários de atendimento nas 21 unidades interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/

Recomendações

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas respiratórios, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba

Deixe seu comentário
Compartilhe