04/03/2024

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

Consulta a débitos do IPVA inscritos na dívida ativa está disponível no Whatsapp do SAC Digital

2 min read

Os contribuintes do Estado já podem usar o Whatsapp do SAC Digital para consultar débitos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) inscritos na dívida ativa e solicitar a geração de documentos para sua quitação. O serviço – que estava disponível desde 2019 por meio do aplicativo e do site do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) – é mais uma das facilidades oferecidas à população também por meio do aplicativo de mensagens.

Ao interagir com a assistente virtual, por meio de envio de mensagens para o telefone (71) 4020-5353, o usuário deverá informar o número do CPF ou RENAVAM para acessar o saldo de débitos em atraso relativos ao IPVA e que já foram inscritos na dívida ativa. Uma vez realizada a consulta, é possível solicitar a emissão dos Documentos de Arrecadação Estadual (DAEs).

Caso o pagamento não seja realizado até a data do vencimento, será necessário gerar novos documentos com datas e valores atualizados. Vale lembrar também, que para a quitação integral da dívida, é necessário o pagamento dos dois DAEs disponíveis para emissão (tributo e honorários).

Interação digital

Lançado em dezembro de 2022, o Whatsapp do SAC Digital permite realizar agendamento de mais de 400 serviços oferecidos na Rede SAC. Além disso, o aplicativo de mensagens possibilita realização de serviços digitais como obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-E) e emissão Carteira de Identidade (2ª e demais vias).

A interação dos usuários é feita por meio de um assistente virtual, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar que serviço ou informação o cidadão deseja. No primeiro momento, o assistente estará focado no aprendizado com o cidadão e, para facilitar a conversa, disponibilizará menu com listas e botões de acesso rápido.

Fonte: Ascom/Saeb

Deixe seu comentário
Compartilhe