25/06/2024

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

Com queda nas doações, Banco de Leite do HGRS está com estoque crítico

2 min read

Devido a uma queda considerável nas doações de leite nos últimos meses, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está com estoque crítico. O volume armazenado atualmente tem capacidade de atender a demanda apenas dos bebês internados por menos de 40 dias.

De acordo com Ana Carolina Meireles, enfermeira do Banco de Leite Humano do HGRS, o estoque atual é de 94,7 litros, sendo apenas 58,6 litros liberados para consumo e o restante aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Diariamente, são necessários cerca de 2,5 litros de leite apenas para os bebês internados nas unidades de terapia intensiva (UTI) e semi-intensiva (Ucinco).

“Se fossemos atender todos os bebês internados nas unidades neonatais, precisaríamos de cerca de 4,5 litros diários. Hoje nós priorizamos atender os da UTI neonatal e alguns da Ucinco. Dessa forma, distribuímos cerca de 2,5 litros diários”, detalha a profissional.

O Banco de Leite Humano do HGRS conta, atualmente, com oito doadoras fixas da rota externa – que recebem a equipe em suas casas para recolhimento do leite captado – e um número oscilante de doadoras internas, que varia de acordo com os internamentos no hospital.

“Não existe algo tão completo para a alimentação do bebê quanto o leite materno. A forma que ele supre e os beneficia a saúde da criança é única, por isso a doação é tão importante. O leite materno protege o bebê contra doenças, oferece o suporte nutricional adequado e auxilia na criação das células de defesa”, ressalta Ana Carolina Meireles.

BANCO DE LEITE HUMANO_VIDROS
Foto: Camila Souza/GOVBA

Processo de doação

As mães que desejam fazer a doação podem se candidatar no Banco de Leite Humano mais próximo. É necessário que a mulher esteja saudável e apresente exames de pré-natal e sorologia.

Quem não amamenta também pode ajudar os Bancos de Leite Humano com a doação de potes de vidros. Os vidros devem ter tampa plástica, como as usadas em café solúvel. Não importa o tamanho, mas é essencial que seja de vidro e com tampa plástica.
O Banco de Leite Humano do Hospital Geral Roberto Santos está situado no 3º andar, ala C da instituição. Interessados em realizar doações ou obter informações adicionais podem entrar em contatos pelo telefone (71) 3117-7532 ou pelo WhatsApp (71) 98225-9453.

Fonte: Ascom/HGRS

Deixe seu comentário
Compartilhe