25/05/2024

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

Central de Associações Comunitárias de Seabra realiza Workshop para operadores de sistema de abastecimento de água

2 min read

Durante este mês de março, a Central de Associações Comunitárias de Seabra está realizando o 1º Workshop para operadores dos 74 sistemas de abastecimento de água implantados na região. A ação tem como objetivo fazer a reciclagem dos operadores para desempenharem as funções no dia a dia com mais eficácia.

 

A Central de Associações é um modelo de gestão de sistemas de abastecimento de água e saneamento para atender moradores da zona rural que é referência na Bahia. O Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, financia a implantação de sistemas de abastecimento e de sanitários, enquanto a Central de Associações Comunitárias garante a gestão, operação e manutenção.

 

Para o operador das comunidades de Mocambo e Cachoeira, no município de Seabra, Gilmar Souza, o workshop trouxe novos conhecimentos para ele desempenhar do seu papel. “Sou operador há mais de cinco anos e, com o workshop, pude adquirir novos conhecimentos para desenvolver este papel tão importante para a minha comunidade.”

 

Os operadores são escolhidos em reuniões comunitárias e recebem capacitação pela Central para a realização dos trabalhos. Em campo, é ele quem executa as novas ligações, identifica as demandas dos moradores e alimenta os sistemas com cloro ou outros produtos químicos, para que a água seja realmente tratada com qualidade. Os operadores também distribuem as contas para os usuários.

Deixe seu comentário
Compartilhe