seg. set 21st, 2020

Lauro de Freitas Informa

Imparcialidade mostrando a verdade

Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio comemora 12 anos de fundação

Criado em 2007, o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), que integra a estrutura do Centro de Informações Antiveno (Ciave), completa 12 anos, no dia 22 de Outubro de 2019.

A data será marcada com a realização de uma Ciranda Literária, das 13h30 às 17h30. As atividades, que acontecem no Hospital Geral Roberto Santos, auditório 2, incluem também o lançamento do livro A Vida em Quatro Estações, produção da Oficina Literária do NEPS, tendo como facilitadora a professora Rose Sampaio e a participação especial de Jorge Portugal e do músico e cantor Zózimo Ornellas.

O Núcleo, além do acompanhamento psicológico, disponibiliza atendimento psiquiátrico ambulatorial, terapia ocupacional e reuniões informativas para familiares de pacientes que tentaram suicídio. A coordenadora do NEPS, Soraya Carvalho, conta que o serviço é voltado ao atendimento de pacientes com depressão grave e risco de suicídio. “Atualmente, somos referência na Bahia e também estamos exportando o modelo para outros centros no Brasil”, revela a psicóloga, acrescentando que está em andamento um projeto de ampliação do Núcleo, para transformá-lo no primeiro Centro de Referência Estadual em Prevenção do Suicídio do Brasil.

Ainda de acordo com a psicóloga, nos últimos dez anos, a taxa de suicídio cresceu mais de 40% entre os brasileiros de 15 a 29 anos, o que aponta a necessidade de intensificar as medidas de proteção e orientação para os jovens e adolescentes. Na Bahia, os dados apontam que entre 2010 e 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, e esse ano, até agora, foram 286 mortes por suicídio. Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que Bahia foi o 2º estado da União com o maior crescimento nos casos de suicídio.

Reprodução/ Sesab

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta