25/05/2024

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

No Mês das Crianças, Dercca oferece programação para pais sobre os perigos da internet

3 min read

Para sensibilizar a sociedade sobre a proteção do público infanto-juvenil no acesso à internet, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca) e o Salvador Shopping realizarão atividades lúdicas alusivas ao Mês das Crianças. Nesta terça-feira (10), uma palestra, na Livraria Leitura, alertou os pais sobre os riscos da longa permanência e sem observação à rede de computadores.

Titular da Dercca, a delegada Simone Moutinho mediou o bate-papo sobre a utilização segura da internet e o abandono digital: “muitas vezes, os pais não se dão conta de que a internet é um local onde muitos delitos acontecem. É como deixar um filho pequeno sozinho na praça sem saber com quem ele está falando. Então, há muita falta de informação em torno do tema. Esse é o momento de falar com os baixinhos e os pais para que a gente continue a debelar os índices desse tipo de violência”.

Delegada Simone Moutinho – Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Na programação da livraria, houve, ainda, um momento para contação de histórias e distribuição de doces para a garotada. A iniciativa faz parte do programa Guardiões da Infância, que busca chamar a atenção da sociedade para a exploração sexual de crianças e adolescentes, exploração do trabalho infantil e comercialização de bebidas alcoólicas.

Para o professor Lúcio Félix, a instrução é fundamental para a segurança dos jovens: “o mundo virtual é muito inseguro, principalmente para os menores. Eles não têm noção do que acontece, dos perigos, das pessoas que possam fazer lhes mal. Então, esse tipo de orientação é importantíssima para que eles não caiam em armadilhas que acontecem no dia a dia, como essa questão da discriminação, dos males que a internet causa na vida das crianças, principalmente, dependência, assédio”.

A economista Juliana Prudente também acredita que pais e mães devem estar atentos, sempre acompanhando o que os filhos fazem no mundo virtual: “tem que estar informando sempre, tem que estar conversando sempre, trazendo todos os perigos que rondam a vida deles atualmente”.

Carteirinha do Investigadorzinho – Foto: Antonio Queirós/GOVBA

No encontro desta terça, houve a distribuição da Carteirinha do Investigadorzinho, onde serão registrados os dados das crianças para facilitar a identificação em alguma ocorrência. A delegada explica que a especializada tem buscado capacitar os seus profissionais para coibir este tipo de delito. “Principalmente aqueles que trabalham com vulneráveis e, mais ainda, aqueles que trabalham com crianças e adolescentes, no sentido de dar a proteção integral, que é preceito de natureza constitucional e, também, impugnado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, conclui Moutinho.

Programação

Para o dia 17 de outubro, quando haverá o segundo momento da programação em atenção ao Mês das Crianças, estão previstas atividades de recreação e conscientização no bairro de Tancredo Neves. Crianças assistidas pela Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec) participarão de palestra e um show musical infantil com o cantor Nando Borges. Durante o evento, ainda será oferecido um lanche, com as presenças das equipes da Dercca e do Salvador Shopping.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Deixe seu comentário
Compartilhe