15 de junho de 2021

Lauro de Freitas Informa

Notícias de Lauro de Freitas

Lauro de Freitas amplia público da vacinação nesta sexta-feira (07). Pessoas com 59 anos ou mais e pessoas com comorbidades acima de 18 anos poderão ser imunizadas

A Prefeitura de Lauro de Freitas ampliou o público da vacinação contra a Covid-19 para esta sexta-feira (07). Poderão ser vacinadas pessoas com 59 anos ou mais, nascidos até 31 de dezembro de 1961; pessoas com 18 anos ou mais com deficiência permanente (com o cadastro ativo para o recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC); pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades como hipertensão arterial, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão no órgão alvo, diabetes mellitus e  anemia falciforme. Até esta quinta-feira (06), apenas pessoas com mais de 40 anos e com essas doenças puderam ser vacinadas. Incluindo todos os públicos, 1684 pessoas receberam a 1ª dose da Astrazeneca hoje em Lauro de Freitas.

Também permanecem sendo vacinadas pessoas com 18 anos que têm as seguintes comorbidades: doenças renais crônicas em tratamento de hemodiálise, síndrome de down, transplantados, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardias e pericardipatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosa, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, pacientes oncológicos, pessoas com outras doenças renais crônicas, obesidade mórbida, doença cerebrovascular, doenças hepáticas crônicas / cirrose hepática.

Pessoas vivendo com HIV, com 18 anos ou mais estão sendo vacinadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Profissionais da educação

A partir desta sexta-feira (07), todos os profissionais da rede municipal de ensino e também de escolas particulares, que estiverem com o nome na lista divulgada pela instituição serão vacinados em Lauro de Freitas. Basta o educador se dirigir a um dos drives de vacinação e sinalizar a escola que trabalha.

Profissionais de saúde autônomos

Continuam sendo vacinados os profissionais de saúde autônomos. São eles: médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos e técnicos em radiologia. Para essas categorias é necessário apresentar documento que comprove o exercício da profissão.

Locais e documentos

As pessoas com deficiência ou comorbidades, além do documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência, devem apresentar relatório médico atualizado (6 meses) para receber a dose. A vacinação é realizada em quatro drive-thrus, são eles: no Ginásio de Esportes do Aracuí, outro no Colégio Dois de Julho na Itinga, Terminal de ônibus de Portão e Escola Esfinge, em Areia Branca, das 8h às 15h.

Dose de esperança

“Uma dose de esperança em dias melhores”, assim definiu o técnico de laboratório Cleidson Simões, 34, ao receber a primeira dose da vacina Astrazeneca na manhã desta quinta-feira (06), no Ginásio de Esportes do Aracuí. Funcionário de uma unidade de ensino particular há 10 anos, para ele, a imunização representa o início de uma nova fase em sua vida.

Pessoa com doença intelectual permanente, Eduardo José Wyzykowsky, 48, foi acompanhado da irmã e do cunhado para receber a primeira dose do imunizante. A irmã de Eduardo, Rosana Wykykowsky, celebrou o momento, agradeceu pela vida do irmão e fez um apelo por mais vacinas. “Hoje é um dia histórico na vida do meu querido irmão. Não vejo a hora de ter mais vacinas para todos e nos livrarmos logo desse vírus terrível”, comentou.

Cleidson e Eduardo integram o público alvo a ser imunizado em Lauro de Freitas, que contemplou educadores, pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais, pacientes vivendo com HIV acima de 18 anos e outras patologias nets quinta-feira (6)

Vale ressaltar que a cidade é destaque na rapidez em aplicar as vacinas e já iniciou o ciclo vacinal em mais de 29 mil pessoas. Atualmente o município aplica doses da Astrazeneca. A segunda dose da Coronavac está suspensa, mas há a expectativa da chegada da vacina nos próximos dias.

Vacinação dos acamados 

A secretaria Municipal de Saúde oferece serviço de vacinação in home para pessoas com deficiência, portadores de comorbidades com dificuldade de locomoção e idosos acamados. Para agendar basta ligar para o telefone 3369-9922. Pessoas que já receberam a primeira dose, não precisam ligar novamente para agendar. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente, de acordo com a data de reforço programada no sistema.

 

Por ASCOM – Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Deixe seu comentário